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7 de setembro de 2016

Propaganda e imagem feminina

Não é de hoje que os imperativos da publicidade massacram os ideais femininos. 
Seja para vender produtos para as próprias mulheres ou usados para vender artigos para os homens, os corpos femininos desfilam pela a publicidade e dominam o cenário atual, veiculando a ideias que para ser feliz é necessário ser linda, magra e usar as marcas it do momento. Mas até que ponto os imperativos de consumo afetam o corpo e a subjetividade das mulheres? Como as imagens surrealmente retocadas afetam a auto-imagem das mulheres reais que se comparam diariamente com estes ideias inatingíveis?

Uma das maiores autoridades no tema é Jean Kilbourne, que pesquisa o assunto desde 1960, entes de qualquer outra pessoa prestar atenção no problema.
Jean Kilbourne é autora, palestrante e diretora de diversos documentários sobre a forma como a imagem das mulheres é retratada na publicidade e os danos que causam à subjetividade feminina. Em seus trabalhos, Kilbourne relaciona o poder da imagem com a saúde, e associa a publicidade à objetificação do corpo, aos transtornos alimentares - anorexia e bulimia - e à violência contra as mulheres.

A autora afirma que, em seus 40 anos de pesquisa, a imagem da mulher na publicidade nunca foi tão agressiva no que diz respeito a pressão para ser eternamente jovem, magra e bonita e que nunca se estimulou tanto a busca de um ideal impossível como a propaganda faz atualmente. 

O vídeo abaixo é uma palestra de 15 min., realizada na Lafayette College, onde Jean Kilbourne fala sobre sua pesquisa alertando sobre os perigos na forma como a publicidade representa a mulher atualmente.


The dangerous ways ads see women




Fernanda Pimentel é psicanalista e atualmente cursa doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise na UERJ, pesquisando sobre a psicanálise na atualidade e a clínica contemporânea.
 Atende em consultório em Niterói e Copacabana.


Um comentário:

Héber Sales disse...

Não conhecia a referência. Vai ser muito útil. Tenho uma orientanda na graduação de publicidade que está pesquisando sobre mudanças nesse padrão. Entre os casos, a campanha pela real beleza, da Dove.