.
.

23 de outubro de 2013

Anorexia popularizada na mídia

A Glamourização da magreza na mídia não é novidade p ninguém! Apesar de campanhas bem legais em prol da beleza de verdade e da diversidade do padrão de beleza feminino, é frequente encontrarmos uma publicidade extremamente agressiva e lipofóbica, como foi o caso da revista que comenta o corpo "perfeito" da modelo, que claramente tinha menos de 45 Kg. (Vale a pena dar uma olhada nessa matéria porque a revista, depois de receber uma enxurrada de críticas das leitoras, se retrata, pede desculpas e diz que, de fato, o texto não estava de acordo com o que a revista propõe sobre a diversidade e um padrão de beleza saudável!) 

Não é legal, não faz bem, temos que ir contra, mas infelizmente estamos "acostumadas" com o que vemos nas revistas femininas, ok...
Agora... programa de tv com jovem anoréxica é demais! Recentemente foi notícia na Rússia a moça de 20 anos que ficou famosa por exibir seu corpo esquálido nas redes sociais e foi convidada para participar de um programa de auditório. Os veículos de comunicação não deviam estrar tentando ir contra esses padrões? Desde quando uma pessoa vira celebridade por desfilar um corpo visivelmente doente?

No início eram blogs pró-anorexia que se destacavam pelas imagens mais chocantes e frases de impacto (muito mais que as revistas femininas!), mas hoje os vilões são os Instagram das antigas leitoras desses blogs.  Com isso perde-se a conta de quantas mulheres exibem seus ossos servindo de inspirações para meninas que ficam a mercê desse padrão de beleza bizarro! Não tem como não lembrar da  web celebrity brasileira, famosa na intimidade de seu Instagram, que faleceu recentemente em decorrência de complicações causadas pelo baixo peso.  As fotos de sua "barriga negativa" recebiam mais de 300 "likes" e exibiam legendas como "elogios me davam força para continuar enfraquecendo!"


                                          Fernanda Pimentel é psicanalista com Mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ e escreve este blog nas horas vagas.



Nenhum comentário: