.
.

4 de julho de 2013

XXII Jornadas Clínicas da EBP-Rio - Nós e o corpo: enlaces e desenlaces na psicanálise hoje



Argumento
Ao falarmos do Corpo na Psicanálise uma pergunta se impõe: que corpo é esse que a psicanálise aborda? O corpo tende a ser tomado em nosso campo via oposição entre corpo imaginário (do espelho) e o corpo simbólico (que porta as mensagens histéricas, por exemplo). Todavia, o ultimíssimo ensino de Lacan nos faz pensar no corpo real. Um corpo que porta um gozo repetitivo e insensato. O corpo da iteração do Um, da repetição da letra de gozo. Por aí pensamos que abordar o corpo implica em enodar essas perspectivas. Não poderíamos deixar de considerar como o corpo se apresenta na clínica hoje: 'bombado', tatuado, "sarado", anorexico, compulsivo, medicalizado, mutilado, etc... e especialmente mudo, num mundo pleno de tagarelice. Nossa questão é como abordar esses corpos com nosso instrumento de palavras. Sem cairmos no empuxo ao esvaziamento simbólico da época, como podemos afetar esse corpo de gozo? Outras linguagens como a arte, a filosofia, a ciência e a educação, têm também seus embates e suas formas de expressar as questões postas pelo corpo. Seus respectivos modos de tratar aspectos como a beleza, a potencia, a fragilidade e a finitude, e suas possíveis interseções com a psicanálise são temas que queremos tratar. Para isso convidamos a todos os interessados a participarem das XXII Jornadas Clínicas da EBP-Rio e do ICP-RJ, a se realizarem nos dias 25 e 26 de outubro de 2013 na Casa de Espanha.

Informações Gerais
Data: 25 e 26 de outubro de 2013
Local: Casa de Espanha, Rua Maria Eugênia, 300 - Humaitá.
Envio de trabalhos: até o dia 08 de setembro de 2013. O envio será feito pelo site das XXII Jornadas a partir do mês de agosto. Limite de caracteres (com espaço): 6000.
Inscrições e informações: na secretaria da EBP-Rio e do ICP-RJ, na Rua Capistrano de Abreu, 14 – Botafogo. Tel.: 2539 0960.

Nenhum comentário: