.
.

14 de outubro de 2009

Congresso Brasileiro de Psiquiatria

O Congresso Brasileiro de Psiquiatria, promovido há 38 anos pela Associação Brasileira de Psiquiatria, conquistou repercussão internacional e é o maior encontro psiquiátrico anual da América Latina e o terceiro maior do mundo.

Acontecerá entre os dias 4 e 7 de novembro, no Transamerica Expo Center - TEC em São Paulo, SP está recebendo, excepcionalmente, as inscrições até o dia 20 de outubro

Público Alvo: Psiquiatras e médicos de outras especialidades, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, recreacionistas, demais profissionais da saúde, em especial saúde mental e estudantes.

Não perca também o prazo para inscrever-se nos cursos do XXVII CBP.
Clique aqui e confira a relação dos especialistas e seus temas.

Para se inscrever ou obter mais informações sobre o evento, acesse www.cbpabp.org.br

Secretaria Executiva do XXVII CBP
Av. Presidente Wilson, 164 - 9º andar - Centro
20030-020 Rio de Janeiro, RJ
Telefax: +55 (21) 2199-7500


13 de outubro de 2009

Superego

"O programa fundamental da Civilização é impor ao sujeito uma "renuncia pulsional" como preço a pagar por sua inclusão no campo simbólico. A Civilização impõe necessariamente um limite a pulsão; à pulsão sexual não pode satisfazer-se integralmente, deve adaptar-se as exigências do "mundo externo". Sem embargo, o programa do superego não coincide exatamente com o da Civilização. O superego é um trabalho posterior sobre a renúncia pulsional, imposta como Lei da estrutura pelo programa da Civilização. O superego - que Freud concebe como herdeiro do imperativo kantiano - representa um dever pelo dever mesmo, uma obediência cega a lei, uma renúncia pulsional especial no sentido de que a renúncia pulsional deve transformar-se ela mesma numa modalidade de gozo dela mesma.
No lugar do mal estar introduzido pelo programa da Civilização, o programa do superego promove uma abolição do mal estar por meio da elevação da renúncia pulsional à uma modalidade especial de gozo. Este é então o programa do superego: fazer da renúncia um gozo, da renúncia a gozar, uma forma de gozo. (...)
Obedecer a lei a tal ponto de identificar-se a essa lei e gozar dessa identificação."

In: La Última Cena, de Massimo Recalcati