.
.

16 de abril de 2009

Crise

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos.

A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar”superado”.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito.. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la“

(Einstein)
.

.

15 de abril de 2009

Violência contra a criança e o adolescente

Curso de Violência contra a Criança e o Adolescente – uma abordagem do IFF (Instituto Fernandes Figueira)

Temas
A violência em suas várias dimensões; os diferentes tipos de maus-tratos; dificuldades no diagnóstico da violência na infância e adolescência; a promoção da garantia dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos; o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Conselho Tutelar; a experiência do Núcleo de Apoio aos Profissionais que atendem vítimas de violência intrafamiliar; iniciativas exitosas no trabalho de prevenção e acompanhamento dos casos.

Público alvo
Equipe multiprofissional (saúde, educação, justiça, conselheiros de direitos e tutelares, entre outros) envolvida com o atendimento e prevenção da violência contra a criança e adolescente.

Período:
Segundas-feiras de maio de 2009
Horário: 09:00h às 17:00h

Local:
Centro de Estudos Olinto de Oliveira – IFF/FIOCRUZ
Av. Rui Barbosa, 716 – Térreo – Flamengo/RJ

Inscrições:
Preenchimento do formulário da ficha de inscrição (pessoalmente no local).
Sem taxa de investimento!
À partir de 01 de abril até preencher o número de vagas.
Horário: 9:00h às 16:00h.

14 de abril de 2009

Na TV...

.
O programa Profissão Repórter (exibido na Globo) de hoje aborda o tema dos Transtornos Alimentares.


Passando um mês no ambulatório de transtornos alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo para registrar o dia-a-dia de pacientes vítimas de anorexia, acompanhando uma paciente obesa durante o processo de cirurgia de redução do estômago e registrando os altos e baixos de uma jovem que sofre de bulimia, a equipe pretende mostrar o universo de quem desenvolve estes sintomas.


Não costumo acompanhar este programa, mas fiquei curiosa em relação ao modo como o assunto será abordado...

.


POP cursos


Mais cursos com temas interessantes no POP:

Deleuze e a filosofia
Partindo da idéia de que a filosofia de Deleuze tem como questão central “o que é pensar?”, o curso tem dois objetivos principais: primeiro, esclarecer o modo como Deleuze cria um pensamento da diferença estabelecendo relações entre as filosofias, as artes e as ciências; segundo, mostrar como sua filosofia da diferença é uma forma de resistência ao pensamento da representação ou da identidade.

05 de maio A concepção deleuziana da filosofia como criação de novos conceitos e sua contraposição à idéia de filosofia como justificação ou legitimação das artes e das ciências.
12 de maio A geografia deleuziana do pensamento e seus dois espaços: o espaço da representação ou do pensamento da imagem e o espaço da diferença ou do pensamento sem imagem.
19 de maio O pensamento filosófico deleuziano como um “teatro filosófico” onde pensadores — filósofos ou não — que lhe servem de intercessores ou aliados atuam como personagens.
26 de maio A situação de Deleuze entre Platão, considerado como o nascimento da filosofia da identidade, e Nietzsche, interpretado como o ápice da filosofia da diferença.

POP- Polo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Revista


Mais um bom material de leitura...