.
.

17 de fevereiro de 2009

Casos importantes através de desenhos

Vi estas versões em forma de quadrinhos no site Significantes e achei ótimas. Contam o caso Anna O., paciente atendida por Breuer em 1880 e Pequeno Hans, trabalho acompanhado por Freud em 1909, de uma maneira bem diferente e original.
.





Clique nas imagens e veja as quadrinizações completas.
.

Psianálise e velhice

.

O aumento da expectativa de vida, uma realidade mundial, ao mesmo tempo que é um avanço para a sociedade, mostra o despreparo da mesma para o enfrentamento das dificuldades sociais e éticas que esta realidade traz.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é um dos países com os maiores números de crescimento em idosos no mundo.
Diante de tal demanda, o Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promove o Curso de Psicanálise com Idosos, voltado para psicólogos e médicos formados, ou estudantes dos dois últimos período destes cursos que se interessem pela prática psicanalítica com idosos.

O programa do curso abordará questões como a velhice na contemporaneidade; as recorrentes queixas de depressão, solidão, quedas, déficit de memória, lapsos de linguagem; e a posição de Freud sobre a psicanálise com idosos.

As inscrições podem ser feitas até 16 de março, no Centro de Produção da UERJ, no Campus Maracanã.
Para mais informações, acesse o site http://www.cepuer.uerj.br/ ou ligue para (21) 2587-7707.



CONGRESSO

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONVERGENCIA
.
Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana
Tema: A experiência da psicanálise - O sexual: inibição, corpo, sintoma
.
La experiencia del psicoanálisis - Lo sexual: inhibición, cuerpo, síntoma.

Comissão Organizadora:

Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires - Figueroa Alcorta 2263 • Ciudad Autónoma de Buenos Aires • Argentina.

Dias 08, 09 e 10 de maio
Buenos Aires - Argentina


“De esto se trata en el análisis: si el sentido es interpretable, viene del lado del saber, en los tropiezos del discurso en las vacilaciones del significante, pero el significado que llega así, viene de otra parte: no por el retorno del saber, sino por la relación directa del sujeto con el ser sexuado… ¿Cuál es la experiencia a la que el psicoanálisis nos conduce que define la relación del sujeto con el sexo? Cualquiera que sea el sexo de ese sujeto, esa relación se expresa de manera singular en eso que nosotros llamamos castración”.
J.Lacan, Seminario XII “Problemas cruciales del psicoanálisis”
.
.
Veja mais informações aqui.