.
.

3 de março de 2009

Sobre a ditadura da beleza

"Cada vez mais, meninas e mulheres se submetem a tratamentos diversos para emagrecer, alisar os cabelos e perder pneuzinhos. Na busca incessante pela "beleza ideal", vale qualquer sacrifício. Mas será que vale mesmo? A psicóloga Rachel Moreno, autora do livro A Beleza Impossível - Mulher, Mídia e Consumo (Ágora), fala sobre o tema em palestra gratuita na Livraria da Vila Lorena, dia 04/03, das 19h30 às 21h.

Para ela, o ideal de beleza cria um desejo de perfeição, introjetado e imperativo. "Ansiedade, inadequação e baixa auto-estima são os primeiros efeitos colaterais desse mecanismo. Os mais complexos podem ser a bulimia e a anorexia", afirma, lembrando que mesmo as mulheres adultas podem ter sua estabilidade emocional afetada.

Com depoimentos, reprodução de casos e dados históricos e culturais sobre moda e beleza, o livro reúne argumentos valiosos para combater o massacre diário e midiático. Rachel propõe uma mudança de consciência que beneficiará enormemente as futuras gerações, com mulheres mais autoconfiantes e jovens menos vulneráveis."

Veja a matéria na íntegra aqui.

Livraria da Vila - Al. Lorena, 1731
Tel: (11) 3062-1063

Nenhum comentário: