.
.

13 de agosto de 2008

Conferência na EBP-Rio

.
A EBP-Rio vai receber o psicanalista José Rambeau, conhecido por sua experiência prática com sujeitos em prisões, para a conferência Clínica da Periculosidade: A aposta da psicanálise para sair dos mal-entendidos.
Segunda-feira, 18 de agosto, às 21h na sede da EBP-Rio - Rua Capistrano de Abreu, 14 – Botafogo – Rio de Janeiro
.
Informações:
.

11 de agosto de 2008

Cinema e Psicanálise

.
A Escola Brasileira de Psicanálise Rio de Janeiro convida para a Noite de Cinema que acontece hoje, segunda-feira, 11 de agosto, às 21:00 h, com a exibição e discussão do filme Dolls (2002)
do cineasta japonês Takeshi Kitano.



Apresentação de Fernando Coutinho, comentário de Maria Silvia Hanna e coordenaçãode Maria Angela Maia
.
Local:
Sede da EBP-Rio.
Rua Capistrano de Abreu n° 14 - Botafogo - Rio de Janeiro.
.
EVENTO GRATUITO!
.

10 de agosto de 2008

Pró Ana e Pró Mia - "Adolescentes anoréxicas e bulímicas reúnem-se em blogs e comunidades para se apoiar e competir na permanência do sintoma."

Recentemente li um artigo muito interessante intitulado 'Maldita comida! Um estudo sobre comunidades virtuais de anoréxicas e bulímicas'. É um olhar psicanalítico sobre a questão da anorexia desenvolvida ideologicamente entre os jovens, com o uso da internet.
.

............................Imagem retirada de um blog Pró Anorexia/Bulimia

"O homem de hoje é o homem sem vínculos, que, por isso mesmo, precisa conectar-se. Porém essas conexões estabelecidas por iniciativa própria, esses "relacionamentos de bolso", não possuem o estatuto da permanência. A hipótese que este texto levanta é que essa fragilidade de laços, essa precariedade, é propriamente o que favorece a proliferação de comunidades virtuais de sintoma social na época do Outro que não existe. A velocidade das conexões e desconexões também tem seu lugar nesse gozo. 'Semear, cultivar e alimentar o desejo leva tempo (um tempo insuportavelmente prolongado para os padrões de uma cultura que tem pavor em postergar, preferindo a ‘satisfação instantânea’)'"

Para ver todo o artigo clique aqui.

.

I Simpósio de Psicanálise de Niterói

O ViaFreud está apoiando a organização do I Simpósio de Psicanálise de Niterói.
Envie seu trabalho ou inscreva-se!

.
Participe!


.
.