.
.

4 de julho de 2008

"Psicanalista francesa lota tenda da Flip ao falar de perversão". Esse é o título da matéria da Folha On Line que cobriu a palestra de Elisabeth Roudinesco em Paraty na quinta feira.
Entre outras coisas, o artigo revela que Roudinesco abriu a conferência falando que uma de suas inspirações para escrever o livro foi justamente uma viagem feita ao Brasil há três anos, quando participou de palestras em Belo Horizonte (MG), cujo tema tratava justamente da múltiplas faces da perversão.
.
Vale a pena dar uma conferida! (Clique aqui)
.

2 de julho de 2008

Festa Literária de Paraty

Começa hoje a FLIP - Festa Literária de Paraty, uma das principais festas literárias internacionais, conhecida pela qualidade dos autores convidados e pelo charme e hospitalidade da cidade.
Este ano, sobre a psicanálise, destacam-se Elisabeth Roudinesco e Contardo Calligaris.
.
Veja a programação de todo evento aqui.
.

1 de julho de 2008

Roudinesco vem ao Rio, para palestra sobre seu novo livro.

O Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ, o Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil e Jorge Zahar Editor convidam para a palestra Perversão e Homossexualidade, com Elisabeth Roudinesco, psicanalista, historiadora e professora da École Pratique des Hautes Études.
.
Após a palestra, haverá sessão de autógrafos do livro"A parte obscura de nós mesmos: Uma história dos perversos"


.ENTRADA FRANCA!

O evento acontece no dia 7 de julho, segunda-feira, às 15h na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
R. São Francisco Xavier 524, 9o andar • auditório 91
Maracanã • RJ

Maiores Informações:
Tel (21) 2587-7911
.

29 de junho de 2008

Livro: A parte obscura de nós mesmos: Uma história dos perversos


A psicanalista e historiadora francesa Elisabeth Roudinesco está lançando o livro A parte obscura de nós mesmos: Uma história dos perversos. (Jorge Zahar Editor)
A autora volta-se às origens do termo "perversão", na Idade Média, e vai mostrando que cada época trata da questão maneira diferente. Para fazer este percurso, aborda a história de personagens emblemáticos, como Marquês de Sade e Rudolf Höss, questões relativas ao nazismo, à pedofilos, à terroristas, flagelantes e sodomitas.

Com um ponto de vista que vai contra a eliminação da perversão, o que representaria destruir a distinção entre bem e mal que fundamenta a civilização, Roudinesco afirma que "os perversos são uma parte de nós mesmos, pois exibem o que não cessamos de dissimular: nosso lado mais sombrio."

Roudinesco participará da Festa Literária Internacional de Paraty, (que começa nesta quarta-feira, dia 2) com uma "reflexão sobre o bem e o mal na sociedade contemporânea” na Mesa O Espelho, no dia 3 de julho, quinta-feira, 11h45.

Veja a entrevista que a autora concedeu ao Jornal Estado de S.Paulo aqui.
.