.
.

26 de abril de 2008

Curso de Atualização em Transtornos Alimentares

.
.
.
Este trabalho é coordenado por Ana Paula Gonzaga (Psicanalista e Coordenadora do CEPPAN), Cybelle Weinberg (Psicanalista e Coordenadora do CEPPAN) e Vicente Sarubbi Jr. (Psicólogo e Membro e Coordenador do Grupo Psicoeducativo para Pais e Cuidadores do CEPPAN) e tem como pilares a clínica, a pesquisa e o atendimento institucional, propondo a reflexão da prática psicanalítica no tratamento dos transtornos alimentares.
.
Informações
Tel: (11) 3081 7068
End: Rua João Moura, 627 – Pinheiros - São Paulo
.

22 de abril de 2008

Livro


O psicanalista francês Eric Bidaud, também autor de "Anorexia mental, ascese, mística" (Editora Companhia de Freud), onde compara as anoréxicas de hoje às santas da Idade Média, que se abstinham do alimento e jejuavam por dias e dias, lançou recentemente "Anorexia" (também pela Companhia de Freud)
.


.

"A anoréxica, por uma recusa obstinada da alimentação, por uma luta sem perdão contra a necessidade, afirma, desprezando a morte, a soberania de seu desejo, desafiando todo limite, chegando a negar seu corpo, o Outro e qualquer diferença. Fugindo de todo prazer carnal, ela aspira ao Ser. Tal como uma mística, ela goza, numa transgressão sempre relançada na expectativa de se perder, de se abolir como sujeito. Ela oferece ao olhar o espetáculo insuportável de um corpo descarnado, esquelético, espectral que presentifica a morte."
.
(E. Bidaud)
.

21 de abril de 2008

Pra fazer pensar...

Não sabem que o sabem...

.
"Durante algum tempo se acreditou que os psicanalistas sabiam alguma coisa... Mas essa crença já não mais existe.
O cúmulo dos cúmulos é que eles nem sequer crêem em si mesmos. Mas estão equivocados, porque na verdade sabem muito precisamente.
Só que, igual ao inconsciente e essa é sua verdadeira definição, não sabem que o sabem.
"
.
......................................................................J. Lacan

Seminário de Maio: ANOREXIA



Grupo de Estudo

A Invenção da Psicanálise



Um trechinho do documentário "A Invenção da Psicanálise" escrito por Elizabeth Roudinesco.

Conversação Clínica


.
A CLAC - Clínica Lacaniana de Atendimento e Consultas da Escola Brtasileira de Psicanálise - Rio apresenta sua V Conversação Clínica como tema Atualidade da Depressão na Psicanálise Aplicada.
O evento acontece no dia 28 de abril, às 19:30 h.
.
Maiores informações:
Secretaria da CLAC: (21) 2538-2048
.